O Centro Interpretativo de Tongobriga (CIT) está situado em frente à Igreja de Santa Maria do Freixo, em pleno centro da aldeia.
 
Através da ala central do CIT, na qual está instalada a Loja – Receção do Monumento, tem-se acesso a uma varanda panorâmica que se debruça sobre o principal núcleo de construções residenciais romanas de Tongobriga.
 
O edifício dispõe de duas salas de exposição, uma principal e uma secundária, que atualmente funcionam como Sala de Exposição Permanente (a primeira, à esquerda para quem entra) e Sala de Exposições Temporárias (a segunda, à direita para quem entra).
 
- A Exposição Permanente intitula-se “Mudar de Vida”.
 
Procura ilustrar, com pequenos textos e mais de uma centena de peças originais, todas elas provenientes das escavações arqueológicas realizadas em Tongobriga desde 1980 até à atualidade, as mudanças radicais operadas no modo de vida da população autóctone na sequência da integração da antiga Callaecia no Império Romano.
 
Na primeira parte da exposição, o mundo pré-romano é retratado na ótica dos escritores romanos, os quais, naturalmente, nos deixaram descrições pitorescas, impregnadas de um profundo complexo de superioridade, que chegam a roçar a ridicularização dos “selvagens” que por aqui encontraram. Mais do que qualquer outra coisa, essas palavras transmitem uma visão distorcida sobre os povos por eles considerados inferiores, que a partir daí seriam sujeitos a um profundo processo de aculturação.
 
Conhecer Espaços Serviços e Equipamentos odt eedc23f
 
Na segunda parte, o mundo romano (ou, para ser mais fiel à realidade, o mundo indígena romanizado) é retratado através de uma sequência de sete expositores, cinco dos quais contendo peças originais.
 
Os primeiros seis mostram-nos todo o Ciclo de Vida de um roman(izad)o, desde o nascimento até à morte, assim repartidos:
 
- Nascer: O Princípio da Vida
- Sobreviver: Assegurar a Vida
- Viver: Organizar a Vida
- Desfrutar: Exaltar a Vida
- Orar: Pensar a Vida
- Morrer: Para além da Vida
 
O sétimo painel é composto por um conjunto de écrans táteis que permitem ao visitante aceder a toda a informação necessária sobre cada uma das peças em exposição.
 
Conhecer Espaços Serviços e Equipamentos odt m4d7c78bf
 
A Exposição oferece ainda a possibilidade de se conhecerem, através de pontos de visualização abertos nas paredes do edifício e com as devidas orientações, os principais sítios que o horizonte visual de Tongobriga permitiria observar se a vista humana os alcançasse e a orografia o permitisse.
 
Termina com um mini-auditório no qual se pode desfrutar da projeção de documentários e/ou apresentações alusivas a Tongobriga.
 
- A Sala de Exposições Temporárias alberga, atualmente, uma “Exposição comemorativa dos 250 anos do nascimento do Capitão António de Serpa Pinto (1767 – 1834)”, nascido e criado na aldeia do Freixo, que se notabilizou pelo seu papel na defesa da ponte de Canaveses e da passagem do Tâmega aquando das Segundas Invasões Francesas, em 1809.
 
Conhecer Espaços Serviços e Equipamentos odt mc32c73d
Atenção: este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site estará a consentir a sua utilização.